Quais são as causas da doença celíaca?

Vitalin

 Mas afinal, o que é a doença celíaca?

A doença celíaca nada mais é do que uma doença autoimune caracterizada pela intolerância do nosso organismo ao glúten, uma proteína encontrada em alguns tipos de cereais como por exemplo trigo, malte, centeio ou mesmo seus derivados como massas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodca ou mesmo alguns doces.

Como consequência, quem possui a doença celíaca precisa controlar de forma rigorosa a sua alimentação, evitando todos os tipos de alimentos com glúten e mantendo cuidados também para evitar a contaminação cruzada para os alimentos que serão consumidos.

Quais são as principais causas da doença celíaca?

Estudos nos EUA e na Europa apontam que entre aproximadamente 0,5% a 1% da população geral sofre com a doença celíaca, que ocorre em pessoas geneticamente predispostas a ter a doença.

Isso significa que ela é genética e é de vital importância que pessoas que tenham parentes na família com a doença, sejam eles de primeiro ou mesmo segundo grau, levem tudo isso em consideração caso algum sintoma característico apareça.

Além da questão genética, as causas também podem ter relação com uma reação do sistema imunológico à ingestão do glúten.

 Ela afeta o intestino delgado da pessoa, causando não apenas processo inflamatório bem como alterando e prejudicando a absorção de nutrientes pelo sistema digestivo a longo prazo.

 Tratamento e cuidados que devem ser tomados

A doença celíaca não tem cura, por isso a importância de alguns cuidados sejam tomados, principalmente no que diz respeito à alimentação. O tratamento se caracteriza pela suspensão completa da ingestão de qualquer alimento que tenha glúten.

Mas além do diagnóstico e dos exames laboratoriais terem que ser devidamente acompanhados por um médico especialista, também é muito importante integrar ao seu dia-a-dia uma dieta livre de alimentos com glúten, sempre acompanhado juntamente com um nutricionista especialista que vai indicar os melhores caminhos a serem seguidos.

Somente com exames laboratoriais específicos será possível um diagnóstico preciso de doença celíaca, sendo que em grande parte dos casos a intolerância ao glúten ocorre na infância. Mas apesar disso, os sintomas podem surgir em qualquer idade.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre quais são as causas da doença celíaca e como ela pode ter origem em pessoas geneticamente predispostas a tê-la, acompanhe o blog da Vitalin para receber mais informações sobre esse e vários outros assuntos relacionados à alimentação saudável.

Além disso, confira o catálogo da nossa loja, repleto de produtos deliciosos e totalmente livres de glúten.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.