Dicas de como manter uma dieta Sem Glúten

Um dos tipos de intolerâncias mais comuns no Brasil, referente a alimentação, é a intolerância ao glúten.
Porém, a falta de informação e dificuldade para diagnosticar o problema diminuem a procura por especialistas.

Para aqueles que não sabem, glúten é uma proteína vegetal encontrada principalmente no trigo, onde algumas pessoas possuem alergia ou sensibilidade a essa proteína.
A identificação ocorre por meio dos seguintes sintomas: dores no estômago, diarreia crônica, excesso de gases, aftas na boca, entre outros.
Por fazer parte da maioria das receitas tradicionais de bolos, pães, massas, biscoitos e tortas, é preciso ter atenção para seguir uma dieta onde é necessário retirar o glúten.

Mas não precisa abrir mão dos seus pratos favoritos.

É possível continuar aproveitando deliciosas receitas, em suas versões ricas em nutrientes, mesmo sem consumir nada com glúten.
O principal ponto é sempre ficar de olho nos rótulos das embalagens, elas devem apresentar a informação: “não contém glúten”.
Nesse caso, é importante que você opte sempre por produtos com a garantia de credibilidade do fabricante, ficando atento às certificações.

Em casa, o ideal é ter um espaço na cozinha só para você, pois tem algumas coisas que não podem ser compartilhadas para evitar a contaminação cruzada, como: a torradeira, a batedeira,
utensílios de madeira e tábuas.

Vitalin


E na hora de viajar, como manter a dieta?

Quem segue uma dieta com restrição de glúten acaba encontrando certas dificuldades para comer fora de casa, seja em outra cidade ou país.
Com o intuito de ajudar, existem aplicativos para celíacos onde é possível encontrar bares, restaurantes e lojas que vendem produtos Sem Glúten de acordo com a sua localização.

A dica é que você pesquise o local com antecedência e busque alternativas, afinal, café da manhã não é só pão.
Ser celíaco não significa que a dieta tem que ser monótona, muito pelo contrário, é preciso ter uma alimentação variada com soluções criativas.
Se for viajar de avião, algumas companhias aéreas já oferecem opções sem glúten, o ideal é sempre perguntar no momento da reserva.
Informe-se sobre hábitos e ingredientes mais usados na cidade em que irá ficar e muita atenção para os riscos de contaminação cruzada.

Lembre-se: a sua saúde deve vir sempre em primeiro lugar.
Por via das dúvidas, previna-se e leve sempre um lanchinho, frutas e seus produtos prediletos nos quais você confia totalmente.

Não sou celíaco, mas quero tirar o glúten da minha alimentação.
O que fazer nesse caso?


Caso você não tenha a doença celíaca e queira retirar o glúten da alimentação, como ele é uma proteína sem valor nutricional, você não terá nenhuma perda de nutrientes ou vitaminas, podendo retirá-lo sem qualquer preocupação.
Os produtos sem glúten não são obrigatoriamente menos calóricos do que os produtos convencionais, no entanto, muitos que possuem o selo Gluten Free tem valores nutricionais melhores que os convencionais.

Lembre-se de sempre ter um acompanhamento profissional para saber qual a melhor dieta para você.

E conte sempre com a Vitalin Sem Glúten, temos um catálogo completo de produtos nutritivos, práticos e funcionais para uma vida mais saudável, equilibrada e feliz.

Conheça nossa loja: https://vitalinsemgluten.lojavirtualnuvem.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *