Quinoa real: 4 dicas para consumir diariamente

Vitalin

Considerada como um alimento completo até mesmo pela Organização das Nações Unidas (ONU), a quinoa vem sendo cada vez mais difundida como um alimento com enorme potencial e versatilidade. E não faltam razões para isso, já que ela possui um alto valor nutricional. 

Nesse artigo vamos explicar o que é a quinoa, a sua importância para uma alimentação mais nutritiva e completa além de quatro dicas práticas para consumi-la diariamente. 

O que é a quinoa?

A quinoa nada mais é do que uma semente comestível que pode ser utilizada de forma versátil em nossa alimentação. O pseudocereal quinoa é facilmente aproveitado em diversas receitas, sendo uma fonte valiosa de proteínas e fibras. E seus benefícios não se limitam a isso apenas. 

A quinoa possui um valor nutricional diferenciado se comparada a outros cereais, como por exemplo arroz, aveia ou mesmo o trigo. Além das proteínas e fibras, a quinoa também possui potássio, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B, magnésio e aminoácidos que são vitais para o pleno funcionamento do nosso organismo. 

Diferenciais da quinoa na alimentação

Um dos grandes diferenciais da quinoa com certeza é o seu alto valor nutricional bem como a sua versatilidade na sua utilização em receitas variadas. Isso porque além dos grãos, ela também pode ser consumida como farinha ou como flocos. 

E por conta dos seu alto valor nutricional, a quinoa vem sendo cada vez mais consumida por pessoas que buscam uma alimentação nutritiva, além de vegetarianos (por conta do ferro e das suas proteínas), de diabéticos (o consumo de quinoa pode contribuir no controle do nível de glicose no organismo) e até mesmo celíacos (a quinoa não possui glúten).

Devido a quantidade de ferro, cálcio e fibras presente na quinoa, ela também é uma excelente opção para o fortalecimento dos ossos, para a melhora do nosso intestino, além de auxiliar na prevenção da anemia!

4 dicas para consumir diariamente 

Com tantos benefícios, fica fácil de entender porque cada vez mais pessoas vêm encontrando na quinoa uma excelente opção de alimento nutritivo e versátil. E realmente são várias as possibilidades de incluí-la na alimentação diária, fazendo parte da nossa rotina alimentar. 

Vamos deixar aqui quatro dicas práticas:

  1. Substitua o arroz comum pela quinoa cozida
  2. A farinha de quinoa pode perfeitamente ser utilizada no preparo de sopas, além de poder utilizá-la no preparo de bolos, pães e até mesmo cookies. 
  3. Como a quinoa pode ser consumida sob a forma de farinha ou flocos, isso também possibilita a sua utilização no acompanhamento de saladas e frutas e até mesmo ser incorporada em tortas e massas, com um leque de opções de pratos e receitas. 
  4.  Para os vegetarianos, a quinoa pode ser consumida de várias formas, como por exemplo, em hambúrgueres vegetarianos e até mesmo em quibes e almôndegas vegetarianos. Já é possível encontrar diversos tipos de alimentos prontos que possuem quinoa, como barras, massas, pães e mix de grãos, por exemplo. 

Agora que você conhece melhor os benefícios da quinoa, todo potencial desse grão e já sabe como consumi-lo, que tal experimentar?

A quinoa está no catálogo da Loja Vitalin, na forma de grão, flocos, farinha e também como ingrediente em preparos como granolas e risotos!

E para fazer a compra é muito simples, basta acessar a nossa loja e escolher o produto que você preferir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.