Quem tem disfunção na tireoide pode comer glúten?

Vitalin

Distúrbios e problemas na tireoide resultam em uma série de sintomas nas pessoas que os possuem e, portanto, exigem diversas mudanças necessárias nos hábitos do paciente, inclusive hábitos alimentares.

Mas será que essa lista de ajustes no cardápio inclui o glúten de alguma forma? É isso que vamos falar hoje no blog da Vitalin: a relação existente entre consumo de glúten e o mal funcionamento da glândula tireoide.

Antes de mais nada: o que é a tireoide?

Localizada na parte interna do pescoço, ela é responsável por produzir uma série de hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo, como a tri-iodotironina (T3) e a tiroxina (T4), ambas responsáveis por auxiliar no metabolismo assim como no controle da temperatura do corpo.

Entretanto, não é incomum que a tireoide comece a apresentar problemas no seu funcionamento, principalmente com o passar dos anos, produzindo seus hormônios em excesso ou em quantidades menores do que o ideal.

Quando isso ocorre, uma série de sintomas podem vir a se manifestar, como por exemplo: cansaço, mudanças de humor, variação de peso e até mesmo a alteração do ciclo menstrual, no caso das mulheres.

 

A tireoide e o glúten

O tratamento para doenças da tireoide pode incluir a adoção de uma dieta com zero glúten, mas qual a conexão entre ambos?

Tudo pode ser resumido à gliadina, nome de uma das moléculas que compõem o glúten que, quando deixa o sistema digestivo e cai na corrente sanguínea, libera uma série de anticorpos que podem atacar a tireoide, prejudicando o seu funcionamento.

Além disso, estudos indicam que há uma predisposição genética comum entre problemas na tireoide e intolerância ao glúten, o que significa que é estatisticamente muito provável que uma pessoa com algum distúrbio alimentar relacionado ao glúten possa vir a desenvolver algum sintoma relacionado à tireoide, posteriormente na vida.

Portanto, caso você já possua problemas de mal-funcionamento de tireoide, é muito provável que uma dieta sem glúten seja recomendada pelo seu médico, seja para prevenir agravamento dos problemas, seja por conta da manifestação de uma intolerância genética que impeça o consumo da proteína.

Por sorte, montar um cardápio zero glúten é mais fácil do que você imagina, muito por conta de empresas como a Vitalin, que disponibilizam uma série de produtos como farinhas, granolas, aveias, misturas e snacks 100% livres de glúten em seu catálogo.

Acesse nossa loja online e confira nossos produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.