Quanto tempo o glúten leva para sair do organismo?

Vitalin

Sendo uma pessoa que não deve consumir glúten (seja por escolha, intolerância ou até mesmo alergia), é importante saber algumas informações sobre essa proteína para entender melhor os efeitos que ela causa no seu organismo.

Hoje, o blog da Vitalin vai abordar uma dessas informações chave. Mais especificamente: quanto tempo o seu organismo leva para eliminar o glúten por completo?

Características e tempo

Para compreender melhor o que diferencia o tempo de digestão dos produtos com glúten dos demais alimentos, é necessário entender a sua principal propriedade.

O glúten é um composto formado por proteínas e presente em um grande número de grãos e cereais, e que é o responsável por dar à massa proveniente destes mesmos ingredientes o seu aspecto viscoso e elástico, permitindo a formação das bolhas de ar responsáveis pela inflagem do pão e de tantos outros alimentos.

Entretanto, especialistas confirmam que o glúten não perde essa propriedade após ser consumido, tornando-se uma espécie de “muco” ou “cola” quando passa pelo estômago que acaba aderindo às paredes do intestino em meio ao processo de digestão.

Por conta disso, enquanto alimentos que não contém glúten precisam de cerca de 18 horas para serem digeridos por completo, aqueles que são ricos em glúten levam 26 horas em média.

Isso é extremamente problemático quando uma pessoa intolerante à substância a consome por acidente, em especial uma pessoa com a doença celíaca, por conta dos danos devastadores que essa condição pode vir a causar quando o glúten entra em contato com o intestino.

Então o que fazer?

Justamente por conta do seu elevado tempo de digestão, os problemas que o glúten causa quando consumido por alguém cujo organismo reage mal à substância se dão por tempo prolongado.

Portanto, a melhor maneira de não se preocupar com o que o glúten pode fazer ao seu corpo e os sintomas que ele pode causar, é eliminá-lo totalmente da sua alimentação, o que pode parecer uma tarefa difícil, mas já não é mais graças à Vitalin.

Se você quer seguir consumindo massas, pães, bolos, brownies, snacks e tantos outros pratos deliciosos sem precisar consumir glúten, a loja online da Vitalin tem tudo isso e muito mais para você.

Basta acessar nosso site e conhecer nossos produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.