Alimentos nutritivos para uma alimentação de verdade Cuidar da sua saúde e bem-estar é nossa prioriedade Mais praticidade e mais sabor Cuidar da sua saúde com ingredientes selecionados

Categorias

Quais os principais sintomas da Doença celíaca?

26 de abril de 2021

Entenda como o organismo reage e quais os sintomas da doença celíaca e, também, suas diferenças da intolerância ao glúten

Para falar dos principais sintomas da doença celíaca é fundamental entender que trata-se de uma condição que atinge crianças, adultos e idosos, é autoimune e está diretamente ligado à relação do organismo ao glúten. 

Se você quiser saber em detalhes o que é o glúten e outras características sobre essa proteína, leia este artigo que já publicamos sobre o assunto. 

De acordo com estimativas, a doença celíaca atinge aproximadamente 1% da população mundial. É um distúrbio crônico que atua no intestino delgado de pessoas com predisposição genética. 

É uma condição que culmina com a má absorção dos nutrientes pelo organismo, motivada pela atrofia da mucosa intestinal. 

Hoje o Blog da Vitalin vai trazer mais detalhes sobre os principais sintomas da doença celíaca. 

Doença celíaca e intolerância ao glúten

Ter intolerância ao glúten significa que, ao contrário da maioria dos indivíduos, seu organismo não reage bem ao consumo dessa proteína, presente, por exemplo, em alimentos com trigo, cevada, centeio etc (acredite, são muitos!).

Essa rejeição até pode causar alguns sintomas como desconforto e dor na região abdominal e cansaço. No entanto, não significa que você tenha a doença celíaca, que é uma condição mais grave ligada a essa intolerância ao glúten. 

Principais sintomas da doença celíaca

Os sintomas que podem acender o sinal de alerta quanto a condição do paciente em relação à intolerância ao glúten, podem ser caracterizados por:

Anemia

Constatação desse déficit no organismo.

Diarreia crônica

Registro de episódios constantes.

Déficit do crescimento por desnutrição

Quando é possível observar essas consequências no crescimento da criança.

Emagrecimento

Perda de peso sem motivo aparente.

Barriga inchada

Registro de distensão abdominal.

Vômito 

Dor abdominal

Osteoporose

Doença cuja característica é a diminuição da massa óssea.

Falta de apetite

Entre outros. 

Diagnóstico e tratamento da doença celíaca

É feito através de exames de sangue específicos, geralmente após o surgimento de alguns dos principais sintomas.

Como é uma doença ativada pela intolerância ao glúten, é comum que as crianças, assim que começam a ingerir alimentos que possuam essa proteína em sua composição, comecem a apresentar sinais.

Quanto ao tratamento, é importante compreender que a doença celíaca não tem cura e, por isso, a forma de conviver com essa condição é optar por dietas que não apresentem o glúten.

Cada vez mais, as pessoas que possuem esse quadro dependem de alimentação rigorosa, com produtos e variedades que ofereçam segurança para sua saúde.

Essa é uma das preocupações centrais da Vitalin, que está no DNA da empresa. Conheça mais sobre nossas opções clicando aqui


Compartilhe este post

Seja um Revendedor