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O que é Glúten-Free?

5 de julho de 2021

Glúten-free (traduzido para o português como “livre de glúten” é nome que damos a dietas e alimentos que não possuem glúten em sua formulação.

O glúten é uma proteína encontrada no trigo, cevada, centeio e triticale (um cruzamento entre trigo e centeio).

Uma dieta sem glúten é essencial para controlar os sinais e sintomas da doença celíaca e outras condições médicas associadas ao glúten.

Uma dieta sem glúten também é popular entre as pessoas que não foram diagnosticadas com uma condição médica relacionada ao glúten. Os benefícios da dieta são muitos como melhoria na saúde, perda de peso e aumento de energia.

Dieta sem glúten

Seguir uma dieta sem glúten requer atenção cuidadosa às seleções de alimentos, aos ingredientes encontrados nos alimentos e ao seu conteúdo nutricional.

Muitos alimentos naturalmente sem glúten podem fazer parte de uma dieta saudável, como:

  • Frutas e vegetais
  • Feijões, sementes, leguminosas e nozes em suas formas naturais não processadas
  • Ovos
  • Carnes magras, não processadas, peixes e aves
  • A maioria dos laticínios com baixo teor de gordura

Grãos, amidos ou farinhas que podem fazer parte de uma dieta sem glúten incluem:

  • Amaranto
  • Araruta
  • Trigo sarraceno
  • Milho – farinha de milho, grãos e polenta rotulados sem glúten
  • Linho
  • Farinhas sem glúten – farinhas de arroz, soja, milho, batata e feijão
  • Canjica (milho)
  • Painço
  • Quinoa
  • Arroz, incluindo arroz selvagem
  • Sorgo
  • Soja
  • Tapioca (raiz de mandioca)
  • Teff

Grãos não permitidos:

Evite todos os alimentos e bebidas que contenham o seguinte:

  • Trigo
  • Cevada
  • Centeio
  • Triticale – um cruzamento entre trigo e centeio
  • Aveia, em alguns casos

Embora a aveia seja naturalmente sem glúten, ela pode ser contaminada durante a produção com trigo, cevada ou centeio. Aveia e produtos de aveia rotulados como sem glúten não sofreram contaminação cruzada. Fique atento aos rótulos e embalagens!

Rótulos de alimentos sem glúten

Ao comprar alimentos processados, é necessário ler os rótulos para determinar se eles contêm glúten ou não. Alimentos que contenham trigo, cevada, centeio ou triticale – ou um ingrediente derivado deles – devem ser rotulados com o nome do grão na lista de conteúdo do rótulo.

Alimentos com esses rótulos podem incluir:

  • Alimentos naturalmente sem glúten
  • Um alimento preparado que não contém um ingrediente que contenha glúten
  • Alimentos que não foram contaminados com ingredientes que contêm glúten durante a produção
  • Alimentos com um ingrediente que contém glúten que foi processado para remover o glúten

As bebidas alcoólicas feitas de ingredientes naturalmente sem glúten, como uvas ou bagas de zimbro, podem ser rotuladas como sem glúten.

Uma bebida alcoólica feita de um grão contendo glúten (trigo, cevada, centeio e grãos híbridos como o triticale) pode levar um rótulo informando que a bebida foi “processada”, “tratada” ou “criada” para remover o glúten. No entanto, o rótulo deve indicar que o teor de glúten não pode ser determinado e a bebida pode conter algum glúten. Essas bebidas não podem ser rotuladas como sem glúten.

Alimentos processados ​​que geralmente contêm glúten

Além de alimentos em que trigo, cevada e centeio são ingredientes prováveis, esses grãos são ingredientes padrão em vários outros produtos. Além disso, o glúten de trigo ou trigo é adicionado como um agente espessante ou aglutinante, aromatizante ou corante. É importante ler os rótulos dos alimentos processados ​​para determinar se eles contêm trigo, além de cevada e centeio.

Em geral, evite os seguintes alimentos, a menos que sejam rotulados como sem glúten ou feitos com milho, arroz, soja ou outro grão sem glúten:

  • Cerveja
  • Pães
  • Bolos e tortas
  • Doces
  • Cereais
  • Biscoitos e bolachas
  • Croutons
  • Batatas fritas
  • Malte, aromatizante de malte e outros produtos de malte (cevada)
  • Massas
  • Cachorro-quente e salgadinhos processados
  • Molhos para salada
  • Misturas de arroz temperado
  • Salgadinhos temperados, como batata chips
  • Sopas, caldos ou misturas de sopas
  • Vegetais com molho

Medicamentos e suplementos

Os medicamentos de prescrição e de venda livre podem usar o glúten de trigo como um agente de ligação. Converse com seu médico ou farmacêutico sobre os medicamentos que está tomando. Os suplementos dietéticos que contêm glúten de trigo devem ter “trigo” declarado no rótulo.

Manter uma dieta estritamente sem glúten é uma necessidade vitalícia para as pessoas com doença celíaca. Seguir a dieta e evitar a contaminação cruzada resulta em menos sintomas e complicações da doença.

Para algumas pessoas com sensibilidade ao glúten não celíaca, a condição pode não durar a vida toda. Algumas pesquisas sugerem que você deve seguir a dieta por um determinado período, como um ou dois anos, e então testar novamente sua sensibilidade ao glúten. Para outras pessoas com sensibilidade ao glúten não celíaca, a dieta pode ser um tratamento para toda a vida.

Alguns estudos clínicos analisaram os benefícios da dieta entre pessoas que não têm doença celíaca ou que têm sensibilidade ao glúten não celíaca e observaram:

  • Perda de peso
  • Saúde geral melhorada
  • Saúde gastrointestinal melhorada
  • Melhor desempenho atlético

Converse com seu médico ou nutricionista sobre uma dieta glúten-free e fique à vontade para navegar pela loja da Vitalin para encontrar alimentos que oferecem alternativas saudáveis ​​e ricas em nutrientes!


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