Alimentos nutritivos para uma alimentação de verdade Cuidar da sua saúde e bem-estar é nossa prioriedade Mais praticidade e mais sabor Cuidar da sua saúde com ingredientes selecionados

Categorias

O que é glúten e para que ele serve?

10 de março de 2021

Este artigo tem como objetivo trazer de forma direta o que é glúten e, em termos práticos, para que ele serve na nutrição e saúde das pessoas

Ele é um termo cada vez mais presente na vida das pessoas: nos rótulos, receitas, vídeos no YouTube e artigos. Mas, afinal, o que é glúten e para que ele serve. 

O Blog da Vitalin traz aqui esse tema, de forma direta e simples, com o objetivo de explicar o conceito e a aplicação prática dele nos mais diferentes tipos de alimentos e bebidas.

Já que este é um assunto de intenso interesse da população brasileira, fomos até o Google Trends, plataforma que monitora as buscas no maior site do gênero do planeta. O resultado é que, nos últimos 12 meses, a palavra “glúten” e outras pesquisas a ela relacionadas (como, por exemplo, “tolerância” e produtos com ou sem glúten), estiveram sempre em altos patamares – com tendência de crescimento. 

Mas o que faz desse tópico tão buscado e procurado nos dias de hoje?

O que é glúten

Para irmos direto ao conceito, o glúten é uma proteína que se faz presente em um certo grupo de cereais. Não se trata de um carboidrato, mas está na composição de trigo, cevada, centeio e derivados desses produtos.

Esse tipo de explanação inicial serve para dar uma prévia da dimensão da presença do glúten em nossas vidas. 

Todo alimento que possua, em sua composição, trigo, centeio, cevada – na maioria dos casos, aveia também –, tem glúten. 

E nesse universo estamos falando, por exemplo:

  • Bolos;
  • Bolachas;
  • Pães;
  • Molhos;
  • Embutidos;
  • Chocolate;
  • Cerveja; 
  • Balas;
  • Entre muitos outros produtos.

Ou seja, se você não sabia o que é glúten, agora tem uma noção de quão presente essa proteína está ao seu redor – provavelmente, você ingeriu produtos com ela hoje.

Para que serve o glúten

Como já foi dito anteriormente, a principal função do glúten é a composição estrutural desses alimentos supracitados. 

Na prática, ele serve para dar forma. Comparando com os efeitos de uma cola, por exemplo, ele serve para compor o formato e dar elasticidade. 

Esses atributos fazem dele um item importante e muito procurado pela indústria alimentícia.

O glúten faz mal?

Diante de sua presença em um número tão grande de alimentos, bebidas e derivados, fica uma pergunta no ar: o glúten faz mal?

O fato é que trata-se de uma proteína que não é digerida pelo organismo humano. Isso significa que, ao ser tratado como intruso, ele passa a ser alvo de ataques pelo nosso corpo.

Mas, acalme-se: apesar de ser uma cena descrita de forma assustadora, a maioria dos organismos consegue controlar esse fenômeno, de maneira com que essa dinâmica não afete o dia a dia e a saúde da pessoa.

Isso não acontece em alguns grupos de indivíduos, que passam a sofrer as consequências da ingestão desse produto. Estão nesse grupo portadores das seguintes condições:

  • doença celíaca;
  • sensibilidade ao glúten;
  • Ataxia do Glúten;
  • Síndrome do Intestino Irritável;
  • Alergias diversas.

Essas são pessoas que, obrigatoriamente, buscam em uma dieta livre de glúten condições de uma vida mais saudável, com foco em seu bem-estar. 

Além disso, a busca por produtos sem a proteína também tem crescido bastante entre outros grupos de pessoas, que procuram uma alimentação que favoreça uma absorção maior de nutrientes.

Há mais de 20 anos, essa tem sido a missão da Vitalin no mercado: proporcionar alimentos saudáveis. 

Conheça mais sobre nossa empresa e veja onde encontrar nossos produtos, clicando aqui


Compartilhe este post