Alimentos nutritivos para uma alimentação de verdade Cuidar da sua saúde e bem-estar é nossa prioriedade Mais praticidade e mais sabor Cuidar da sua saúde com ingredientes selecionados

Categorias

Intolerância ao glúten: o que eu posso comer?

12 de novembro de 2021

Após realizar os exames corretos, você descobriu que possui algum nível de intolerância ao glúten, seja através da doença celíaca, não-celíaca ou até mesmo alguma alergia simples ao trigo. E agora? Sua alimentação deve mudar? O que fazer? O que deve ser retirado da dieta  por completo e o que pode ser consumido?

No caso da alergia ao trigo, os ajustes necessários são mais simples. Por mais popular que seja o trigo nos mais diversos pratos e receitas, trata-se apenas de um ingrediente que deve ser evitado ou substituído no dia-a-dia. Já nos outros casos, é necessário substituir uma grande gama de ingredientes na dieta.

Evite o glúten

Com a doença celíaca e a não celíaca, todo e qualquer alimento que contém glúten deve ser cortado da alimentação para evitar que o corpo reaja negativamente à ingestão dos mesmos. 

Isso inclui grande parte das massas, barras de cereais, sopas desidratadas, cervejas e basicamente todo e qualquer tipo de alimento, seja industrializado ou caseiro, cuja composição inclui cereais como o trigo, a cevada e o centeio como parte da receita.

Cardápio completo e diversificado

No entanto, essas restrições não significam que a dieta dos celíacos e intolerantes ao glúten deve ser limitada. Todos os tipos de frutas, carne vermelha, aves, peixes, leite e seus derivados, nozes, farinhas de mandioca, amêndoas, côco ou ervilhas e até mesmo alguns tipos de cereais como o arroz e a aveia são completamente livres de glúten naturalmente.

Essa gama de alimentos permite que a dieta de quem não pode ingerir glúten seja equilibrada e saborosa mesmo com as limitações impostas pelas suas condições alimentares.

Produtos especiais para celíacos

Mesmo com tantas opções, alguns alimentos podem fazer falta aos celíacos. Por isso, existem diversos produtos desenvolvidos especialmente para quem possui essa restrição.

A Vitalin possui uma linha completa de itens com esse perfil, que inclui produtos como: granola, chia, quinoa, cereais matinais, cookies e uma série de misturas para bolos, brownie, pizza, panqueca e torta, todos deliciosas e sem nenhum glúten na composição.

Além desses produtos, acompanhe nosso blog, e confira uma série de conteúdos pensados especialmente com esse perfil, como uma série de receitas e dicas de culinária no nosso site e nas redes sociais. 


Compartilhe este post

Seja um Revendedor