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Frutas e legumes possuem glúten?

5 de julho de 2021

Num mundo ideal, frutas e legumes são considerados alimentos glúten-free, mas isso não necessariamente significa que uma pessoa celíaca (intolerante ao glúten) pode comer esses alimentos sem tomar seus devidos cuidados.

Celíacos entendem melhor do que ninguém os perigos da contaminação cruzada e isso pode acontecer também com frutas, legumes e vegetais, por mais que em sua essência esses alimentos realmente não possuam glúten.

Desde o cultivo até a manipulação qualquer contato que esses alimentos inocentes tenham pode acontecer de serem contaminados com glúten e dependendo do nível de contaminação, celíacos podem sim sentir os efeitos.

Na dúvida, o ideal é sempre optar por produtos orgânicos e lavar bem estes alimentos antes de consumi-los, dessa forma você pode reduzir consideravelmente a chance de contaminação cruzada!

Alimentos naturalmente sem glúten

Cortar o glúten de sua dieta pode parecer uma tarefa difícil e limitante. Felizmente, existem muitos alimentos saudáveis ​​e deliciosos que são naturalmente sem glúten.

A maneira mais econômica e saudável de seguir uma dieta sem glúten é buscar esses grupos de alimentos naturalmente sem glúten, que incluem:

  • Frutas
  • Vegetais
  • Carnes e aves
  • Peixe e frutos do mar
  • Laticínios
  • Feijão, leguminosas e nozes

Existem muitos grãos naturalmente sem glúten que você pode saborear de várias maneiras criativas. Muitos desses grãos podem ser encontrados na loja Vitalin!

Os seguintes grãos e outros alimentos que contêm amido são naturalmente sem glúten:

  • Arroz
  • Mandioca
  • Milho (milho)
  • Soja
  • Batata
  • Tapioca
  • Feijões
  • Sorgo
  • Quinoa
  • Painço
  • Sêmolas de trigo sarraceno (também conhecido como kasha)
  • Araruta
  • Amaranto
  • Teff
  • Linho
  • Chia
  • Yucca
  • Aveia sem glúten
  • Farinhas de nozes

Como dissemos, é possível nesses casos que haja a contaminação cruzada durante a colheita e processamento.

A maioria das bebidas não contém glúten, incluindo sucos, refrigerantes e bebidas esportivas.

O vinho é geralmente considerado sem glúten, no entanto, alguns tipos de vinho contêm uma quantidade insegura de glúten para pessoas com doença celíaca e incluem aqueles com adição de cor ou sabor, como vinhos de mesa, e aqueles feitos de malte de cevada, como refrigeradores de vinho engarrafados. Para estes, o consumidor deve verificar o rótulo e, em caso de dúvida, entrar em contato com a empresa.

As bebidas alcoólicas, incluindo licores / licores destilados / cidras também não contêm glúten. Cervejas, ales, lagers, bebidas de malte e vinagres de malte que são feitos de grãos contendo glúten não são destilados e, portanto, não são isentos de glúten.

Muitos itens que geralmente contêm glúten têm alternativas sem glúten que estão disponíveis na maioria dos supermercados e tornam a vida sem glúten muito mais fácil. Lembre-se, entretanto, de que alimentos frescos minimamente processados ​​são uma parte crucial de uma dieta saudável sem glúten. É muito importante basear sua dieta em frutas, vegetais, carnes e outros grupos de alimentos saudáveis ​​listados acima.

Muitos produtos disponíveis comercialmente são rotulados como “sem glúten”, mas haverá alguns que não o serão; é por isso que a leitura adequada do rótulo é importante. Também é importante lembrar que “sem trigo” não significa necessariamente “sem glúten”. Fique atento, pois muitos produtos podem parecer sem glúten, mas não são.

Como regra, os produtos tradicionais de trigo, como massas, pães, biscoitos e outros produtos assados ​​não são isentos de glúten. No entanto, existem muitas opções sem glúten disponíveis que usam farinhas e grãos alternativos.


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