Alimentos nutritivos para uma alimentação de verdade Cuidar da sua saúde e bem-estar é nossa prioriedade Mais praticidade e mais sabor Cuidar da sua saúde com ingredientes selecionados

Categorias

Doença celíaca pode ser genética?

19 de novembro de 2021

Muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação à doença celíaca, e não sabem diferenciá-la da variação não-celíaca, da alergia ao trigo, entre outras questões que surgem com o diagnóstico dessa condição.

Uma das perguntas mais comuns sobre o tema é: a doença celíaca pode ser genética? Veja abaixo os detalhes sobre o assunto e mais informações sobre essa pergunta.

O que é a doença celíaca?

A doença celíaca é uma das formas mais conhecidas de intolerância ao glúten. As pessoas afetadas por essa condição podem sofrer danos no revestimento da parede do intestino delgado toda vez que ingerem algum produto que contém essa proteína.

Esse quadro pode gerar irregularidades intestinais graves e até mesmo danos à absorção de nutrientes por parte do sistema digestivo a longo prazo.

É genético?

Mas afinal, a doença celíaca, que afeta tantas pessoas no Brasil e mundo afora, pode ou não ser genética? Não apenas a doença celíaca pode ser genética, como geralmente a causa da condição é exatamente essa.

Por isso, a existência de parentes em primeiro ou em segundo grau com a doença pode ser uma dica valiosa para ajudar no diagnóstico da condição. É importante levar esse fator em consideração na hora de investigar os sintomas.

Mas lembre-se: apenas exames laboratoriais são capazes de confirmar se a doença celíaca é ou não um problema para você, já que o auto-diagnóstico sem a supervisão de um médico não possui eficácia.

Agora que você já sabe mais sobre a doença celíaca e como ela se origina, acompanhe o blog da Vitalin para receber mais informações sobre esse e vários outros assuntos relacionados à alimentação saudável.

Além disso, confira o catálogo da nossa loja, repleto de produtos deliciosos e que podem ser consumidos mesmo por quem possui alguma intolerância alimentar.


Compartilhe este post

Seja um Revendedor