Alimentos nutritivos para uma alimentação de verdade Cuidar da sua saúde e bem-estar é nossa prioriedade Mais praticidade e mais sabor Cuidar da sua saúde com ingredientes selecionados

Categorias

Doença celíaca na infância: conheça os 3 principais sintomas

5 de novembro de 2021

A doença celíaca pode se manifestar em diferentes fases da vida. Algumas pessoas obtêm a certeza do diagnóstico durante toda a vida, enquanto outras levam anos ou mesmo décadas para descobrir que possuem a condição.

Apesar de todas as particularidades de cada caso, é comum que a intolerância ao glúten se manifeste ainda durante a infância. Veja abaixo quais são os 3 principais sintomas dessa condição e como identificá-los.

Irregularidades intestinais

O sintoma mais comum que aponta algum nível de intolerância do organismo ao glúten é o desarranjo intestinal, que pode aparecer de diversas maneiras.

Na maior parte dos casos, quando uma criança com a doença celíaca ingere um alimento contendo glúten, podem ocorrer dores de barriga e quadros de diarréia. Essa situação, caso aconteça de maneira ocorrente e intensa, pode causar desidratação e perda de peso.

Além disso, esse desarranjo intestinal causado pela intolerância ao glúten pode aparecer em forma de gases internos ou mesmo constipação.

Manifestações na pele

As alterações cutâneas também podem surgir como resultado da resposta imunológica do organismo ao consumo de glúten. No entanto, é preciso lembrar que esse sintoma também pode estar associado à alergia ao trigo, uma doença completamente distinta e que exige outro tratamento.

Distensão abdominal

Um dos sintomas mais visíveis da doença celíaca em uma criança é a distensão do abdômen. Essa situação pode ocorrer, geralmente, associada aos sintomas gastrointestinais decorrentes do consumo de glúten.

A doença celíaca é uma das variações da intolerância ao glúten, e atinge milhões de pessoas no Brasil e ao redor do mundo. Durante muitos anos essas pessoas possuíam poucas opções de alimentos no mercado, e por isso sofriam de privações alimentares.

No entanto, esse mercado se desenvolveu e agora existem diversas opções nutritivas e saborosas para quem deseja evitar o consumo de glúten.

A Vitalin possui uma linha completa de produtos e que agrada a todos os gostos. Confira nosso catálogo e acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos.


Compartilhe este post

Seja um Revendedor