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Dicas para manter hábitos saudáveis durante o inverno

19 de junho de 2019

O friozinho já chegou e com ele os hábitos de muita gente tendem a mudar um pouco. De manhã cedo, dá muito mais vontade de passar uns minutinhos a mais no conforto da cama. Durante as refeições, buscamos maneiras de aquecer o corpo com alimentos quentinhos (e, muitas vezes, calóricos). E no final do dia, bate aquela preguicinha na hora de sair de casa para se exercitar. Com mudanças na rotina, como conseguir manter hábitos saudáveis durante o inverno? A gente separou algumas dicas que podem te ajudar.

Encontre motivação para deixar a preguiça de lado

Quando você está no conforto de uma cama quentinha e percebe aquele friozinho do lado de fora, fica muito mais difícil levantar. Por isso, uma boa tática é encontrar pequenas motivações que te façam começar o dia com total disposição. Pode ser um encontro pelo qual você está aguardando, um desafio que você precisa superar, um evento que você quer conferir ou até mesmo algo simples, como um café quentinho à sua espera.

Outra ideia que pode funcionar é deixar o celular com o despertador longe da cama. Dessa maneira você precisará levantar para desligá-lo. Até vale aproveitar a cama aconchegante por uns minutos a mais de vez em quando, desde que essa mudança de hábitos não atrapalhe a sua rotina 😉

Mantenha um cardápio leve e prazeroso

Durante o inverno é muito mais fácil cair em tentações calóricas e gordurosas. A categoria comfort food (comida confortável), aquela capaz de nos fazer sentir quentinhos e acolhidos, é a preferida da estação, mas a boa notícia é que pra ser comfort não precisa ser calórico.

É verdade que durante o inverno o nosso organismo precisa ingerir mais calorias, mas existem opções saudáveis e super bem-vindas, como os alimentos Vitalin Sem Glúten. Para o café da manhã, por exemplo, que tal um pãozinho que acabou de sair do forno? Com a Mistura para Pão Multigrãos Sem Glúten você não terá trabalho algum. É só misturar os ingredientes, deixar a massa descansar e colocar para assar.

Quer uma opção saudável para saborear com os amigos? Que tal um café da tarde com um bolo quentinho? A Mistura para Bolo de Aveia e Amaranto com Cacau é super prática e fica pronta em poucos minutinhos. Você pode prepará-la com água, leite, suco ou outro líquido de sua preferência. Já no período da noite, que tal preparar a favorita da estação? No site da Vitalin você encontra a receita de uma Sopa de Quinoa deliciosa. Não deixe de conferir o passo a passo.

Para incrementar ainda mais o cardápio, você pode apostar em alimentos termogênicos como o chá verde, o chá-mate, a canela, o alho, a maçã, o gengibre, a couve e tantos outros! Esses ingredientes ajudam a manter o corpo aquecido e são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão. Além disso, nada mais gostoso que um chá quentinho acompanhado de cookies, bolo e outras delícias 🙂

Não desista da prática de exercícios

Praticar exercícios físicos é importante em qualquer época do ano e durante o inverno não seria diferente. A questão é que com o friozinho batendo à porta muitas pessoas acabam desistindo da academia, da corrida ou das aulas funcionais. Nada disso!

Exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para a saúde e melhoram o funcionamento do organismo, desde que a sua prática seja regular. Ou seja, nada de largar a prática esportiva. Se você já pratica algum exercício ao ar livre e, por causa do frio, se sente desmotivado, pode procurar opções indoor. Se você ainda não pratica nenhum tipo de exercício, não espere até o verão para começar!

De acordo com um pesquisador do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), a prática de exercícios no inverno pode até mesmo ajudar quem está tentando perder peso, já que aumenta em até 30% a queima de calorias. Entre as recomendações, você deve:

  • usar roupas leves, como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa faz eliminar sais minerais em excesso, o que não é saudável;
  • sempre se alongar e aquecer antes da prática de exercícios. No inverno, o corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física;
  • não esquecer da hidratação antes, durante e depois do exercício físico.

Não se esconda do Sol

Durante o inverno o Sol não aparece com tanta frequência, por isso, quando aparece, você precisa aproveitá-lo ao máximo! Quando o clima estiver favorável, dê um passeio pela cidade, vá ao parque e aproveite para restaurar o estoque de vitamina D. Apesar de também ser obtida por meio da alimentação, é por meio da exposição solar que garantimos entre 80% e 90% da síntese desta vitamina.

Fácil, não é mesmo? Ao seguir essas dicas simples, você conseguirá manter uma rotina muito mais saudável durante o inverno.


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