Alimentos nutritivos para uma alimentação de verdade Cuidar da sua saúde e bem-estar é nossa prioriedade Mais praticidade e mais sabor Cuidar da sua saúde com ingredientes selecionados

Categorias

Cosméticos podem conter glúten?

10 de agosto de 2021

É comum quando se pensa em intolerância ao glúten, a primeira coisa que vêm à mente é pesquisar alimentos que contenham a substância para que eles sejam evitados o máximo possível. Embora essa ideia não esteja necessariamente incorreta, não se deve esquecer que o glúten também pode estar marcando presença em produtos não alimentícios.

 Um exemplo são os cosméticos, motivo de preocupação principalmente no Brasil, em que não existem normas ou leis específicas que regulam as empresas obrigando a indicação da presença de glúten em seus produtos de beleza e higiene.

 Ainda não se sabe exatamente quais consequências a utilização de cosméticos que contém glúten pode trazer para um celíaco ou alérgico a glúten, mas já se relataram irritações e erupções na pele após o uso de shampoos e maquiagens, com o risco sendo ainda maior no caso da utilização de produtos como batons, gloss e protetores labiais, que podem entrar no sistema digestivo pela via oral e assim desencadear problemas semelhantes à ingestão de alimentos que contém glúten.

 Mas o que então se deve fazer para não correr o risco de se utilizar um cosmético que tem o glúten em sua fórmula?

 Mesmo que a substância em si não esteja listada claramente entre os ingredientes que compõem o cosmético, o produto alimentar que a contém provavelmente está. Trigo, centeio, cevada, gergelim e aveia são palavras que frequentemente aparecem dentre os compostos dos produtos estéticos que contém o glúten, muitas vezes em inglês ou espanhol e em meio à denominação de um de seus compostos.

 Portanto, sempre se atente à presença das palavras wheat (ou triticum), barley (ou hordeum vulgare), rye, oat ( ou avena satino) e sesame em meio à lista de compostos de um cosmético que você deseja comprar.

 E, por fim, você pode confiar na Vitalin não apenas para informar sobre questões importantes relativas ao glúten, mas também para fornecer o que há de melhor em produtos especialmente pensados para o consumo de pessoas intolerantes, alérgicas, ou que se preocupam em consumir alimentos cultivados de forma sustentável.

No blog da Vitalin você encontra diversos artigos que falam sobre alimentação saudáveis, glúten e tudo o que você precisa saber sobre ele!


Compartilhe este post

Seja um Revendedor