Alimentos nutritivos para uma alimentação de verdade Cuidar da sua saúde e bem-estar é nossa prioriedade Mais praticidade e mais sabor Cuidar da sua saúde com ingredientes selecionados

Categorias

Como surge a intolerância ao glúten?

17 de agosto de 2021

De onde vêm as reações que afetam milhares de pessoas em todo o Brasil?

 Estima-se que o número de pessoas intolerantes ao glúten no país esteja na casa dos milhões de acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil, com muitas delas sequer tendo consciência do seu diagnóstico. Mas qual a origem dessa condição que esteve e segue em pauta ao longo dos últimos anos?

 Muitas vezes encara-se a falta de tolerância ao glúten como uma doença única, mas existem divisões. Existe a hipersensibilidade celíaca e a não-celíaca, com ambas sendo distintas entre si com relação aos problemas que causam.

Celíaco ou não?

 A doença não-celíaca simplesmente dificulta a digestão da substância ou a impede totalmente, o que pode causar sintomas como danos intestinais e dores. Por outro lado, a doença celíaca desencadeia uma reação imunológica ao glúten, sendo geralmente a que causa sintomas mais graves e a que exige mais cuidados em um quadro geral, com danos permanentes ao intestino delgado sendo uma possibilidade em caso de uma reação séria.

 É dessa dificuldade de digerir o glúten normalmente que as duas doenças surgem, estando presentes desde o nascimento, mas sua manifestação pode se dar em qualquer idade, desde a primeira infância até durante a vida adulta.

Principais sintomas

São vários os sintomas que uma pessoa intolerante ao glúten pode apresentar, veja alguns deles e procure seu médico se perceber relação com algum desses sintomas!

1 – Problemas gastroentestinais

2 – Dores de cabeça

3 – Tontura

4 – Alteração de humor

5 – Dores musculares

6 – Coceira

7 – Desequilíbrios hormonais

8 – Doenças autoimunes

9 – Instabilidade emocional

10 – Queratose pilar

11- Gases

 Infelizmente não há uma cura para qualquer uma das doenças que causam intolerância a glúten, com aqueles que as possuem precisando cortar totalmente qualquer produto que contenha glúten da sua dieta e preferencialmente dos seus arredores.

Mas, felizmente, para aqueles que têm intolerância a glúten e desejam seguir com uma alimentação balanceada e saborosa livre de glúten, a Vitalin proporciona alimentos que se encaixam perfeitamente nesta descrição, basta navegar pela nossa loja online para encontrá-los!


Compartilhe este post

Seja um Revendedor