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Férias divertidas e saudáveis com a Vitalin

17 de julho de 2019

As férias escolares de julho mal começaram e as crianças já estão ansiosas para aproveitar esse período ao máximo! Muitos pais, contudo, não conseguem férias do trabalho e ficam na dúvida sobre como entreter os pequenos e ainda conseguir manter um rotina alimentar saudável. Por isso preparamos sugestões de atividades que as crianças vão adorar! São dicas práticas, saborosas e divertidas, que se encaixam perfeitamente no fim de semana, por exemplo. Confira!

Para começar o dia com bastante energia

Que tal um café da manhã super divertido? Transformar a primeira refeição do dia em uma atividade lúdica pode tornar esse momento ainda mais prazeroso, principalmente para os pequenos. 

No cardápio, você pode incluir frutas, cereais, iogurte, granola e outras delícias que, além de nutritivas, são super saborosas. Os novos Cereais Matinais Vitalin Sem Glúten, por exemplo, são fontes de vitaminas e minerais. Disponíveis nos sabores tradicional e chocolate, as crianças vão adorar! Que tal surpreender os pequenos com um café da manhã temático? Experimente montar um rostinho ou algum animalzinho utilizando frutas para compor o desenho. Com certeza a refeição ficará muito mais saborosa e divertida.

Outra opção para saborear  são as Granolas Vitalin Sem Glúten. Com uma variedade incrível de sabores, elas vão agradar todos os paladares! Combine com o iogurte preferido da família e a refeição ficará ainda mais deliciosa!

Programe um passeio diferente

Para divertir e entreter a criançada, por que não programar um passeio diferente? Que tal uma viagem em família até a praia ou ir ao  parque para andar de bicicleta ou patins? Passar  o dia no zoológico ou no parque de diversões também são ótimas opções. 

Já nos  dias de chuva, a diversão é garantida com uma sessão de cinema! Experimente levar alguns Cookies ou Snacks Vitalin Sem Glúten na hora de assistir o filme! E por falar em Snacks, eles foram reformulados e estão ainda mais saborosos, vale a pena experimentar!

As opções são infinitas! É só escolher o programa que a família toda mais curte e sair com as crianças para um dia recheado de atividades divertidas!

Piquenique ao ar livre

Aproveite o dia ensolarado para fazer um delicioso piquenique em família! Além de tornar o momento da refeição super divertido, você pode organizar tudo de forma rápida e prática, contando com o auxílio da garotada para preparar os lanchinhos!

Antes de sair de casa, experimente preparar opções de lanches simples como sanduíches ou bolo. No dia anterior, você pode deixar o pão prontinho. Com a Mistura para Pão Multigrãos Vitalin Sem Glúten tudo fica mais fácil, basta misturar todos os ingredientes e levar ao forno! No dia seguinte é só montar os sanduíches e levar para o lanche! O sabor do bolo fica ao seu critério, com as Misturas para Bolo de Aveia Vitalin Sem Glúten você pode prepará-los de maneira super prática, utilizando água, suco, leite ou até mesmo chá! Escolha entre os sabores Linhaça com Coco, Chia com Laranja e Amaranto com Cacau ou que tal preparar todas as opções  e deixar a criançada escolher o preferido? E a programação ainda continua…

Para fechar  o dia com chave de ouro, que tal uma pizza? Se você quer praticidade é só utilizar a Mistura Integral para Pizza Vitalin Sem Glúten. Basta misturar todos os ingredientes, acrescentar a massa em uma forma para pizza, deixando fermentar por alguns minutos. Depois leve ao forno para pré-assar a massa. Acrescente  o recheio preferido da galerinha e retorne ao forno para completar a cocção. Agora é só esperar a pizza ficar pronta e servir! Opções de recheios doces também são bem-vindas, que tal chocolate ou confete? Junte a criançada para fazer a preparação, eles vão adorar!

A Vitalin Sem Glúten tem tudo para tornar os melhores momentos ainda mais saborosos saudáveis e divertidos. São diversas opções feitas especialmente para cada hora do dia! Não deixe de conferir  a nossa linha completa de produtos! E nos acompanhe também em nosso Facebook e Instagram. Também temos receitinhas em nosso canal do Youtube.


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Dicas para manter hábitos saudáveis durante o inverno

19 de junho de 2019

O friozinho já chegou e com ele os hábitos de muita gente tendem a mudar um pouco. De manhã cedo, dá muito mais vontade de passar uns minutinhos a mais no conforto da cama. Durante as refeições, buscamos maneiras de aquecer o corpo com alimentos quentinhos (e, muitas vezes, calóricos). E no final do dia, bate aquela preguicinha na hora de sair de casa para se exercitar. Com mudanças na rotina, como conseguir manter hábitos saudáveis durante o inverno? A gente separou algumas dicas que podem te ajudar.

Encontre motivação para deixar a preguiça de lado

Quando você está no conforto de uma cama quentinha e percebe aquele friozinho do lado de fora, fica muito mais difícil levantar. Por isso, uma boa tática é encontrar pequenas motivações que te façam começar o dia com total disposição. Pode ser um encontro pelo qual você está aguardando, um desafio que você precisa superar, um evento que você quer conferir ou até mesmo algo simples, como um café quentinho à sua espera.

Outra ideia que pode funcionar é deixar o celular com o despertador longe da cama. Dessa maneira você precisará levantar para desligá-lo. Até vale aproveitar a cama aconchegante por uns minutos a mais de vez em quando, desde que essa mudança de hábitos não atrapalhe a sua rotina 😉

Mantenha um cardápio leve e prazeroso

Durante o inverno é muito mais fácil cair em tentações calóricas e gordurosas. A categoria comfort food (comida confortável), aquela capaz de nos fazer sentir quentinhos e acolhidos, é a preferida da estação, mas a boa notícia é que pra ser comfort não precisa ser calórico.

É verdade que durante o inverno o nosso organismo precisa ingerir mais calorias, mas existem opções saudáveis e super bem-vindas, como os alimentos Vitalin Sem Glúten. Para o café da manhã, por exemplo, que tal um pãozinho que acabou de sair do forno? Com a Mistura para Pão Multigrãos Sem Glúten você não terá trabalho algum. É só misturar os ingredientes, deixar a massa descansar e colocar para assar.

Quer uma opção saudável para saborear com os amigos? Que tal um café da tarde com um bolo quentinho? A Mistura para Bolo de Aveia e Amaranto com Cacau é super prática e fica pronta em poucos minutinhos. Você pode prepará-la com água, leite, suco ou outro líquido de sua preferência. Já no período da noite, que tal preparar a favorita da estação? No site da Vitalin você encontra a receita de uma Sopa de Quinoa deliciosa. Não deixe de conferir o passo a passo.

Para incrementar ainda mais o cardápio, você pode apostar em alimentos termogênicos como o chá verde, o chá-mate, a canela, o alho, a maçã, o gengibre, a couve e tantos outros! Esses ingredientes ajudam a manter o corpo aquecido e são capazes de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão. Além disso, nada mais gostoso que um chá quentinho acompanhado de cookies, bolo e outras delícias 🙂

Não desista da prática de exercícios

Praticar exercícios físicos é importante em qualquer época do ano e durante o inverno não seria diferente. A questão é que com o friozinho batendo à porta muitas pessoas acabam desistindo da academia, da corrida ou das aulas funcionais. Nada disso!

Exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para a saúde e melhoram o funcionamento do organismo, desde que a sua prática seja regular. Ou seja, nada de largar a prática esportiva. Se você já pratica algum exercício ao ar livre e, por causa do frio, se sente desmotivado, pode procurar opções indoor. Se você ainda não pratica nenhum tipo de exercício, não espere até o verão para começar!

De acordo com um pesquisador do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), a prática de exercícios no inverno pode até mesmo ajudar quem está tentando perder peso, já que aumenta em até 30% a queima de calorias. Entre as recomendações, você deve:

  • usar roupas leves, como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa faz eliminar sais minerais em excesso, o que não é saudável;
  • sempre se alongar e aquecer antes da prática de exercícios. No inverno, o corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física;
  • não esquecer da hidratação antes, durante e depois do exercício físico.

Não se esconda do Sol

Durante o inverno o Sol não aparece com tanta frequência, por isso, quando aparece, você precisa aproveitá-lo ao máximo! Quando o clima estiver favorável, dê um passeio pela cidade, vá ao parque e aproveite para restaurar o estoque de vitamina D. Apesar de também ser obtida por meio da alimentação, é por meio da exposição solar que garantimos entre 80% e 90% da síntese desta vitamina.

Fácil, não é mesmo? Ao seguir essas dicas simples, você conseguirá manter uma rotina muito mais saudável durante o inverno.


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Contaminação cruzada por glúten: o que é e como evitá-la

2 de maio de 2019

Aproveitar refeições junto da família e amigos é uma tradição que ultrapassa gerações, culturas e crenças. Afinal, quem não gosta de comer bem e em boa companhia, não é mesmo? Acontece que, para pessoas celíacas, esses momentos podem se tornar uma grande dor de cabeça, por causa da contaminação cruzada. 

A contaminação cruzada acontece quando partículas de glúten contaminam alimentos, utensílios ou superfícies originalmente isentos da presença desta proteína. Mas a boa notícia é que ela pode ser evitada. Por isso, separamos orientações para quem tem dúvidas sobre como preparar suas refeições sem preocupação.

Como ocorre a contaminação cruzada por glúten?

Fatores como higiene local, pessoal e material, assim como processos de armazenamento e manuseio de alimentos, podem influenciar este processo. Além disso, a contaminação cruzada pode ocorrer em diferentes etapas, do plantio ao cozimento e manuseio de ingredientes. Por essa razão, todo o cuidado é importante. 

De acordo com o Codex Alimentarius, um programa criado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), produtos com mais de 20 ppm (partes por milhão) de glúten não podem ser considerados aptos para celíacos. Ou seja, se passar desta quantidade, o alimento já estará contaminado. 

Para se ter uma ideia, se considerarmos 2 litros de suco de maçã, com uma gota de glúten (que representaria em média 50 miligramas) o suco já estaria contaminado e impróprio para ingestão de celíacos. 

Quando ocorre a contaminação cruzada?

Em restaurantes e estabelecimentos comerciais não atentos aos perigos da contaminação, ela pode ocorrer de maneira muito fácil. Acontece, por exemplo, no manuseio de alimentos com glúten e sem glúten por meio dos mesmos utensílios, como panelas, talheres, pratos, copos e até mesmo o forno. E o mesmo cuidado serve para quem realiza preparações em casa.

Em ambientes nos quais alimentos sem glúten e com glúten são preparados juntos, sempre haverá contaminação cruzada. Neste caso, se você descobriu que é celíaco e está com dúvidas, o ideal é sempre ter seus próprios utensílios e evitar preparar alimentos em panelas, fornos e microondas compartilhados com alimentos que contenham glúten.  

Já na hora de comer fora de casa, a prática mais indicada é a procura por estabelecimentos especializados na produção de refeições sem glúten. Somente desta maneira você poderá consumir pratos deliciosos sem precisar se preocupar com a contaminação cruzada. Atualmente, é possível encontrar diversos restaurantes e lancherias dedicados a uma alimentação voltadas para pessoas com restrição ao glúten, leite e para pessoas veganas.

Quem é celíaco sabe que o organismo pode reagir de diferentes maneiras à presença do glúten nos alimentos ingeridos. Como uma reação imediata, sintomas como diarreia, constipação, alteração no apetite, vômitos, náuseas, humor alterado, distensão abdominal e dor abdominal podem ser percebidos.

Como evitar a contaminação cruzada?

Algumas práticas devem ser adotadas por quem quer evitar a contaminação cruzada por glúten. De acordo com a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), ações precisam ser pensadas desde a escolha e compra de produtos até o consumo do alimento. As principais delas são:

  • áreas de preparação de alimentos sem glúten e com glúten devem ser diferentes;
  • utensílios utilizados na preparação dos alimentos devem ser diferentes;
  • locais de armazenagem dos alimentos devem ser diferentes;
  • a origem dos alimentos industrializados deve ser extremamente confiável;
  • ingredientes naturais devem ser corretamente selecionados e submetidos a um cuidadoso processo de higienização.

Além dessas práticas básicas, outros cuidados devem ser tomados na hora de comprar alimentos, comer fora de casa ou organizar sua cozinha de modo a evitar a contaminação cruzada. Seguem algumas dicas:

  • Para a compra de alimentos industrializados, a embalagem deve apresentar a informação “não contém glúten” e os ingredientes dos produtos devem ser checados. Além disso, é sempre bom comprar produtos com a garantia de credibilidade do fabricante e que possuem certificações. 
  • Na padaria, embutidos não podem ser cortados com os mesmos utensílios utilizados em alimentos com glúten.
  • Em restaurantes, o óleo utilizado para preparar alimentos com glúten não pode ser compartilhado com alimentos isentos desta proteína. Além disso, massas livres de glúten não podem ser cozidas na água utilizada para cozinhar massas comuns. 

  • Já em casa, utensílios antigos, como panelas e formas, ainda podem acumular resíduos do glúten. O ideal seria a troca desses objetos. 
  • Na cozinha, é preciso ficar atento a pontos que acumulam migalhas, já que são locais com potencial para a contaminação cruzada.
  • Batedeiras e liquidificadores costumam guardar o pó de trigo em seus motores. A poeira também pode ficar em suspensão no ambiente por até 24 horas.
  • Na hora de lavar panos de prato e toalhas de mesa, estes itens devem ser lavados separados de itens que possam ter tido contato com o glúten.
  • Na hora de lavar a louça, é preciso ter duas esponjas de cozinha, uma para louças que tiveram contato com o glúten e outra para utensílios que não tiveram.
  • Além disso, itens variados podem conter traços de glúten em sua composição, como ração para animais, medicamentos, suplementos, cosméticos, massinha de modelar, giz de lousa, balões de látex, tinta facial e cola branca. Ao adquirir estes produtos é preciso ficar atento a sua fórmula e à presença de glúten.

Opções que você pode consumir e confiar sem medo

A Vitalin Sem Glúten possui certificação Gluten Free, uma garantia de que nossos alimentos são produzidos com ingredientes livres de glúten, de acordo com um rigoroso controle de qualidade e rastreabilidade na cadeia produtiva. Veja algumas opções que podem tornar seu dia mais saudável de maneira prática e saborosa.

Com textura macia e sabor sem igual, a Mistura para Pão Multigrãos é uma ótima opção para o café-da-manhã ou lanche. Além disso, ela possui cereais nobres e funcionais (aveia, linhaça, chia, gergelim, amaranto e quinoa) ideais para quem busca uma alimentação mais nutritiva e balanceada.

Você quer seguir uma dieta rica em fibras? Então sua parceira ideal nesta missão é a Aveia Vitalin Sem Glúten. Disponível nas versões flocos, flocos finos, farinha, com frutas e cereais, a aveia pode ser misturada com leite, vitaminas, frutas ou com o que a sua criatividade mandar.

Utilizada em receitas com textura macia e sabor incrível, a Mistura para Pizza Vitalin é muito prática. Basta misturar os ingredientes, despejar na forma, aguardar alguns minutos, até a massa fermentar, e levar ao forno. Não precisa sovar! Além disso a massa é super versátil e pode ser consumida com qualquer tipo de recheio, seja ele doce ou salgado.


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Por que tantas pessoas estão optando por uma alimentação sem glúten?

29 de abril de 2019

Qualquer pessoa que vai ao supermercado consegue notar a diferença: há poucos anos era difícil encontrar produtos sem glúten nas prateleiras e atualmente há corredores inteiros reservados a estes itens. A mudança está relacionada a hábitos de consumo.

Os produtos glúten free nasceram para atender o público celíaco, que quadruplicou desde a década de 50. O organismo dos celíacos produz uma reação imunológica ao glúten e, por essa razão, estas pessoas precisam banir a proteína de sua alimentação. Pelo menos 55% dos consumidores celíacos gastam 30% do seu orçamento, ou mais, com produtos sem glúten, mas a grande reviravolta deste mercado veio com novos adeptos à dieta: as pessoas que buscam uma vida mais saudável.

Somente nos Estados Unidos, 28,5% das pessoas querem reduzir ou eliminar a proteína de suas refeições e o mercado de produtos gluten  free já movimenta mais de US$ 10 bilhões por ano. No mundo inteiro, essa tendência de mercado vem crescendo para atender um público consumidor exigente.

Mas por que tantas pessoas estão optando por uma alimentação sem glúten? Antes de mais nada, é preciso entender o que é essa substância, onde ela aparece e como pode ser evitada na alimentação.

O que é glúten e como ele é produzido?

Nos últimos anos criou-se um tabu relativo ao consumo do glúten, mas nem todo mundo sabe o que esta substância realmente é. Por isso vamos esclarecer: o glúten é a combinação de dois grupos de proteínas, a gliadina e a glutenina. É uma substância natural, encontrada dentro dos grãos de trigo, cevada e centeio.

Portanto, o glúten sempre esteve presente nesses ingredientes. A maneira como os grãos são produzidos na indústria moderna, contudo, pode ter relação com a forma que o nosso organismo metaboliza o glúten.

Ao longo dos anos, a indústria alimentícia vem desenvolvendo mutações nos grãos de trigo, para que eles sejam mais resistentes a pragas ou para que a colheita seja feita de forma mais eficiente. Em razão dessas modificações, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o trigo consumido atualmente possui 20 vezes mais glúten do que há 40 anos. E se não bastasse este aumento, alimentos com glúten estão cada vez mais presentes na rotina do brasileiro.

Evolução do consumo de glúten

Por fazer parte da composição de ingredientes tão comuns, o glúten aparece em muitas refeições. De acordo com a Embrapa, o consumo de farinha de trigo no Brasil dobrou desde os anos 70, passando de 30 kg por pessoa, ao ano, para 60 kg. A praticidade de pães, biscoitos, bolos e massas prontas vem recheada de glúten e esses são os protagonistas das refeições de muitas pessoas. O problema é que estes alimentos industrializados possuem poucas fibras, nutrientes, vitaminas e minerais e uma refeição pouco balanceada não tem como ser benéfica ao organismo.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% dos brasileiros não consomem as porções diárias de frutas, verduras e legumes recomendadas. E essa deficiência de nutrientes, somada ao acesso exagerado ao glúten, pode ter um impacto negativo na sua saúde.

O surgimento da sensibilidade ao glúten

Diferente da doença celíaca, a sensibilidade ao glúten é caracterizada como uma reação menos severa à ingestão desse tipo de alimento. Seus sintomas são diarreia, dor abdominal, gases, perda de peso, dores nos ossos ou nas juntas, dormência nas pernas, dores de cabeça, confusão mental, dermatite e anemia. E são essas reações no organismo que levam cada vez mais pessoas sensíveis ao glúten a reduzir ou eliminar a proteína de suas refeições.

Esta sensibilidade é uma doença que começou a ser estudada a pouco tempo e é difícil de ser diagnosticada, já que seus sintomas confundem-se com o de outras condições. Novos estudos, contudo, estão esclarecendo pontos relacionados à doença. 

Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, descobriram que as pessoas que têm a barreira intestinal enfraquecida sofrem uma resposta imunológica inflamatória ao ingerir glúten, mesmo sem ter a doença celíaca ou alergia ao trigo. Diferente da reação celíaca, contudo, esses pacientes apresentam uma inflamação sistêmica espalhada pelo corpo, o que caracterizaria os sintomas citados. 

As causas da sensibilidade não-celíaca ainda não foram comprovadas, mas esta condição está levando várias pessoas a reduzir a ingestão de glúten. Ao perceber o desaparecimento dos sintomas, estes pacientes relacionam a ausência da proteína a uma vida mais saudável, decidindo por excluir o glúten da alimentação.

A vida sem glúten veio pra ficar

Os celíacos representam cerca de 1% da população mundial, mas acredita-se que mais 5% da população sofra com os sintomas da sensibilidade ao glúten. Para estas pessoas, o corte do glúten na alimentação pode resultar em efeitos positivos ao organismo, tais como:

  • melhor digestão dos alimentos;
  • maior absorção de vitaminas e minerais;
  • prevenção de casos de anemia;
  • redução de inflamações causadas por doenças autoimunes, artrites e problemas intestinais.

Para ajudar você na hora de escolher alimentos sem glúten, nutritivos e saborosos, a Vitalin oferece uma linha completa de produtos, como aveias, grãos, misturas para bolo, cookies e snacks. Dessa forma, você não precisa excluir da alimentação aquilo que mais gosta de comer. Acesse nosso site e saiba mais sobre as nossas opções. Ser saudável é se sentir bem!


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