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Aveia farinha ou flocos, como consumir cada uma delas?

17 de setembro de 2021

 A aveia é um grão muito versátil e nutritivo, que pode ser consumido de diversas formas, desde pães e bolos até ao natural na forma de grãos combinados com iogurte, leite ou frutas.

Hoje no Blog da Vitalin, vamos abordar os prós e contras das duas formas mais comuns de encontrar a aveia: em flocos e na forma de farinha de aveia.

Aveia em Flocos

Trata-se da aveia em uma forma mais grossa, produzida através de uma prensagem simples com o esmagamento parcial dos grãos de aveia. Esse processo preserva a maior parte dos nutrientes, como fibras e carboidratos que naturalmente compõem o alimento, com quase nada sendo perdido durante o preparo dos flocos para a comercialização.

É ideal para receitas mais rústicas em que os grãos ficam aparentes e provém crocância que tanto amamos!

Farinha de Aveia

Algumas farinhas de aveia presentes no mercado são feitas com a retirada da parte externa do grão.

Como consequência disso, alguns nutrientes são perdidos durante o processo de confecção dessa farinha de aveia, que resulta numa menor quantidade de fibras, por exemplo, mas uma quantia similar de carboidratos, já que este se encontra majoritariamente no miolo dos grãos.

A farinha de aveia da Vitalin é feita através da moagem do grão inteiro, o que preserva a maior parte dos nutrientes naturalmente presentes nesse alimento, como fibras e carboidratos.

Benefícios do consumo de aveia

A aveia é um dos grãos mais saudáveis que existe!

Trata-se de um grão naturalmente sem glúten e uma grande fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes importantes.

Estudos mostram que o consumo de aveia e farinha de aveia traz muitos benefícios para a saúde.

Pode auxiliar no controle de peso, na redução de níveis de açúcar no sangue e na redução do risco de doenças cardíacas.

Conheça os principais benefícios desse grão:

Fonte de antioxidantes

Aveia integral é rica em antioxidantes e compostos vegetais benéficos chamados polifenóis. O mais notável é um grupo único de antioxidantes chamados avenantramidas, que são quase exclusivamente encontrados na aveia.

As avenantramidas podem ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial, aumentando a produção de óxido nítrico. Esta molécula de gás ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e leva a um melhor fluxo sanguíneo.

Além disso, as avenantramidas têm efeitos antiinflamatórios e anti-coceira.

Rica em fibras

A aveia contém grandes quantidades de beta-glucana, um tipo de fibra solúvel.

A beta-glucana se dissolve parcialmente na água e forma uma solução espessa e semelhante a um gel no intestino.

Os benefícios para a saúde da fibra de beta-glucana incluem:

  • Níveis reduzidos de LDL e colesterol total
  • Redução do açúcar no sangue e da resposta à insulina
  • Maior sensação de plenitude
  • Aumento do crescimento de bactérias boas no trato digestivo

É aliada na perda de peso

A aveia em si não faz perder peso, mas aliada à uma dieta saudável e rotina de exercícios físicos, ela pode contribuir muito para este objetivo.

A beta-glucana também pode promover a liberação do peptídeo YY (PYY), um hormônio produzido no intestino em resposta à alimentação. Este hormônio da saciedade demonstrou levar à redução da ingestão de calorias e pode diminuir o risco de obesidade.

Na loja da Vitalin, você encontra tanto a aveia em flocos (grossos e finos) quanto a farinha de aveia, além de preparos de bolos e massas que também contém esse grão tão nutritivo, todos sem glúten!

Basta acessar nosso catálogo e decidir qual das opções de aveia disponíveis mais combina com suas receitas e com a sua dieta!


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