Alimentos nutritivos para uma alimentação de verdade Cuidar da sua saúde e bem-estar é nossa prioriedade Mais praticidade e mais sabor Cuidar da sua saúde com ingredientes selecionados

Categorias

Arroz tem glúten?

15 de outubro de 2021

O arroz é um dos alimentos mais consumidos do Brasil, sendo preparado de infinitas maneiras. Além disso, ele está presente nos mais variados tipos de pratos, desde os mais simples até os mais complexos.

Por isso, é natural que pessoas com intolerância ao glúten se preocupem em não poder consumir um dos ingredientes mais populares da dieta dos brasileiros. No entanto, aqui vai uma boa notícia: não é necessário perder o sono quanto a isso, já que o arroz não possui glúten.

O arroz e suas variações são naturalmente isentos de glúten. Isso inclui os mais diversos tipos de arroz, como o branco, o integral, o selvagem e até o asiático. Apesar de ter recebido o nome de “arroz glutinoso”, por conta da sua textura mais viscosa, ele também não possui glúten – mesmo com o nome sugestivo.

Fique de olho em outros grãos

No entanto, há muitos grãos que, diferentemente do arroz, possuem glúten naturalmente em sua composição. Alguns dos mais conhecidos são o trigo, o malte, a cevada e o centeio. É preciso observar, inclusive, que alimentos derivados desses grãos também possuem glúten em sua composição.  

Por isso, quem possui intolerância a essa substância deve ser cuidadoso para não apresentar sintomas como problemas gastrointestinais, tontura, coceira, dores musculares, gases, queratose, entre outros. Veja aqui como identificar os sintomas.

Cuidado com contaminações

Apesar de ser naturalmente isento de glúten, quem possui intolerância deve continuar sendo cuidadoso em relação ao arroz, pois há a possibilidade que aconteça contaminação cruzada. Ou seja, o arroz pode ter entrado em contato com outros grãos ricos em glúten durante o processo de produção ou empacotamento. 

Nessas situações, pode haver vestígios de glúten no arroz. Caso isso ocorra, podem ocorrer reações indesejadas em pessoas intolerantes. 

Para evitar esse tipo de problema, é importante se atentar à origem dos produtos, optando por comprar em locais confiáveis e que se preocupam com a saúde e bem-estar de seus consumidores.

Aqui na Vitalin oferecemos alimentos seguros e saborosos também para quem possui restrições em relação ao glúten. Acesse aqui a nossa loja virtual e conheça as opções disponíveis para você criar receitas deliciosas.


Compartilhe este post

Seja um Revendedor