Alimentos nutritivos para uma alimentação de verdade Cuidar da sua saúde e bem-estar é nossa prioriedade Mais praticidade e mais sabor Cuidar da sua saúde com ingredientes selecionados

Categorias

5 principais sintomas da intolerância ao glúten

26 de abril de 2021

Situação vivenciada por muitos brasileiros, conheça os principais sintomas da intolerância ao glúten

Importante: antes de iniciarmos essa conversa, sobre os principais sintomas da intolerância ao glúten, é fundamental que, em caso de desconfiança, um médico seja procurado – bem como o auxílio de um profissional da área de nutrição.

O glúten é uma proteína presente em grande variedade de alimentos que fazem parte do nosso dia a dia: do pão à bolacha, do bolo à cerveja. Trata-se de um componente cuja digestão não é feita pelo nosso organismo.

Para a maioria das pessoas, esse é um processo que não traz consequência alguma para sua saúde. No entanto, ao grupo de pessoas que sofre reações à presença do glúten, é importante estar atento aos sintomas. 

Este artigo do Blog da Vitalin vai trazer mais detalhes sobre a intolerância ao glúten e quais os seus principais sintomas. 

Principais sintomas da intolerância ao glúten

1. Barriga

É muito comum, em todo material sobre sintomas da intolerância ao glúten, que os desconfortos abdominais sejam colocados em primeiro lugar. No geral, as questões são inchaço, gases, alterações intestinais, que podem ser tanto diarreia quanto prisão de ventre.

É fundamental entender que essas são ocorrências sempre relacionadas ao consumo de produtos que possuem glúten em sua composição. 

2. Dores de cabeça

Novamente, tomando por base o consumo de produtos como pães ou bolos, acompanhados de uma constante enxaqueca, pode ser considerado um sintoma de intolerância ao glúten.

3. Tontura

Se a tontura e fraqueza que são comuns quando se está com fome, aparecem também em momentos em que esteja alimentado com produtos que possuem glúten em sua composição, esse pode ser considerado um sintoma. 

4. Humor

Cansaço, fadiga e mudanças no humor logo após as refeições também estão elencadas entre reações comuns da intolerância ao glúten. São efeitos de um organismo que está em conflito com a proteína. 

5. Coceiras

Em alguns casos, o consumo de derivados do trigo pode gerar coceiras e pequenas manchas avermelhadas na pele. É preciso estar atento para poder investigar e saber se há ou não relação com uma possível intolerância ao glúten.

Intolerância ao glúten: o que fazer

Como já foi dito anteriormente neste artigo, a primeira medida é a investigação, que deve ser conduzida por um profissional da medicina. Em seguida, o apoio de um nutricionista ou nutrólogo é importante para saber como conviver com essa condição. 

Atualmente, o que se vê no mercado são opções bastante numerosas de alimentos e produtos sem glúten, ideais para que as pessoas possam ter uma rotina mais saudável. 

Nosso propósito: Inspirar um melhor estilo de vida através da alimentação sem glúten.

Nossa Missão: Facilitar o acesso a alimentação sem glúten.

Conheça os nossos produtos e compre direto do nosso e-commerce clicando aqui.


Compartilhe este post

Seja um Revendedor