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Qual a melhor forma de consumir a quinoa?

24 de setembro de 2021

Um alimento que se tornou muito popular recentemente entre os amantes da alimentação saudável é a quinoa.

E a fama não vem à toa, trata-se de um pequeno grão que pode ser incluído na dieta de diversas formas, provendo diversos nutrientes como cálcio, ferro e muita fibra para quem a consome.

O Blog da Vitalin traz hoje mais conhecimento sobre esse grão tão rico, quais são seus benefícios e suas formas de consumo!

Como consumir a quinoa?

A quinoa é encontrada em muitas variedades e cores, mas as mais comuns são:

  • Vermelha
  • Branca
  • Preta

Quanto mais clara, mais suave o sabor.

Talvez um dos fatores que mais contribuem para a fácil adoção da quinoa nas refeições cotidianas de quem deseja consumi-la é o seu sabor neutro, que permite que ela seja facilmente utilizada para enriquecer tanto alimentos doces como salgados.

Pode ser consumida:

  • Germinada (em cru) – pode ser usada em saladas
  • Cozinhada – como fonte proteica no prato ou como acompanhamento
  • Em flocos – em barras de cereais e granolas
  • Em farinha – em bolos ou misturas de farinha sem glúten.

Uma das formas mais simples de consumir a quinoa é em saladas, seja de folhas ou de frutas, que pode levar crocância e fazer uma combinação saudável e gostosa!

A quinoa também pode ser utilizada em sopas e caldos salgados, dando um pouco mais de textura aos líquidos, ao ser batida junto deles em um processador ou liquidificador.

Opções práticas de consumo também são as barras de cereais e granolas prontas que contenham o grão e como farinha, ao ser triturada.

Principais benefícios da Quinoa

Agora que você já sabe onde e como consumir esse grão, veja quais são seus principais benefícios:

  1. Fonte de  aminoácidos e proteínas – boa para construção de massa magra
  2. Fonte de  fósforo e magnésio – boa para os ossos
  3. Fonte de antioxidantes e vitamina B6 – boa para melhorar a imunidade
  4. Fonte de  fibras – boa para o bom funcionamento do intestino
  5. Fonte de ferro – boa para prevenir anemia
  6. Baixo índice glicêmico – boa para pessoas com diabetes
  7. Não possui glúten – boa alternativa para celíacos
  8. Boa opção para vegetarianos por conter altos níveis de proteína e ferro.

Agora que você conhece melhor esse grão e já sabe como consumi-lo, que tal experimentar?

A quinoa está no catálogo da Loja Vitalin, na forma de grão, flocos, farinha e também como ingrediente em preparos como granolas e risoto!

Para fazer a compra, basta acessar a nossa loja e escolher o produto que você preferir!


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Aveia farinha ou flocos, como consumir cada uma delas?

17 de setembro de 2021

 A aveia é um grão muito versátil e nutritivo, que pode ser consumido de diversas formas, desde pães e bolos até ao natural na forma de grãos combinados com iogurte, leite ou frutas.

Hoje no Blog da Vitalin, vamos abordar os prós e contras das duas formas mais comuns de encontrar a aveia: em flocos e na forma de farinha de aveia.

Aveia em Flocos

Trata-se da aveia em uma forma mais grossa, produzida através de uma prensagem simples com o esmagamento parcial dos grãos de aveia. Esse processo preserva a maior parte dos nutrientes, como fibras e carboidratos que naturalmente compõem o alimento, com quase nada sendo perdido durante o preparo dos flocos para a comercialização.

É ideal para receitas mais rústicas em que os grãos ficam aparentes e provém crocância que tanto amamos!

Farinha de Aveia

Algumas farinhas de aveia presentes no mercado são feitas com a retirada da parte externa do grão.

Como consequência disso, alguns nutrientes são perdidos durante o processo de confecção dessa farinha de aveia, que resulta numa menor quantidade de fibras, por exemplo, mas uma quantia similar de carboidratos, já que este se encontra majoritariamente no miolo dos grãos.

A farinha de aveia da Vitalin é feita através da moagem do grão inteiro, o que preserva a maior parte dos nutrientes naturalmente presentes nesse alimento, como fibras e carboidratos.

Benefícios do consumo de aveia

A aveia é um dos grãos mais saudáveis que existe!

Trata-se de um grão naturalmente sem glúten e uma grande fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes importantes.

Estudos mostram que o consumo de aveia e farinha de aveia traz muitos benefícios para a saúde.

Pode auxiliar no controle de peso, na redução de níveis de açúcar no sangue e na redução do risco de doenças cardíacas.

Conheça os principais benefícios desse grão:

Fonte de antioxidantes

Aveia integral é rica em antioxidantes e compostos vegetais benéficos chamados polifenóis. O mais notável é um grupo único de antioxidantes chamados avenantramidas, que são quase exclusivamente encontrados na aveia.

As avenantramidas podem ajudar a reduzir os níveis de pressão arterial, aumentando a produção de óxido nítrico. Esta molécula de gás ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e leva a um melhor fluxo sanguíneo.

Além disso, as avenantramidas têm efeitos antiinflamatórios e anti-coceira.

Rica em fibras

A aveia contém grandes quantidades de beta-glucana, um tipo de fibra solúvel.

A beta-glucana se dissolve parcialmente na água e forma uma solução espessa e semelhante a um gel no intestino.

Os benefícios para a saúde da fibra de beta-glucana incluem:

  • Níveis reduzidos de LDL e colesterol total
  • Redução do açúcar no sangue e da resposta à insulina
  • Maior sensação de plenitude
  • Aumento do crescimento de bactérias boas no trato digestivo

É aliada na perda de peso

A aveia em si não faz perder peso, mas aliada à uma dieta saudável e rotina de exercícios físicos, ela pode contribuir muito para este objetivo.

A beta-glucana também pode promover a liberação do peptídeo YY (PYY), um hormônio produzido no intestino em resposta à alimentação. Este hormônio da saciedade demonstrou levar à redução da ingestão de calorias e pode diminuir o risco de obesidade.

Na loja da Vitalin, você encontra tanto a aveia em flocos (grossos e finos) quanto a farinha de aveia, além de preparos de bolos e massas que também contém esse grão tão nutritivo, todos sem glúten!

Basta acessar nosso catálogo e decidir qual das opções de aveia disponíveis mais combina com suas receitas e com a sua dieta!


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