Blog

5 cereais para manter corpo e mente em forma

31 de março de 2016

No Dia Nacional da Saúde e Nutrição, a Vitalin selecionou 5 cereais que, consumidos com regularidade, ajudam a manter o corpo e a mente em forma. Afinal, ter uma boa alimentação não é simplesmente matar a fome, não é? Fazer exercícios físicos e comer alimentos ricos em vitaminas, fibras, minerais e nutrientes é essencial para uma vida saudável.

Consumidos in natura ou misturados em receitas de doces e salgados, estes superalimentos podem ser facilmente encontrados em empórios e supermercados. Conheça seus benefícios e inclua hoje mesmo no seu cardápio:

Aveia – Fonte de fibras que auxilia no funcionamento intestinal

O mais popular dos cereais é também o mais rico em fibras. Ela melhora o funcionamento intestinal, facilita a digestão e o controle da pressão arterial, ajuda na diminuição do colesterol ruim e no controle da quantidade de açúcar no sangue. Fonte de minerais como cálcio e ferro, a aveia também possui muitas proteínas e vitaminas do complexo B e E.

Encontrada na forma de flocos, farelo ou farinha, pode ser consumida a qualquer hora do dia, podendo ser polvilhada por cima das frutas, iogurtes, sucos, vitaminas, saladas ou adicionadas em diversas receitas.

Amaranto – O maior aliado na redução do colesterol

O amaranto é um cereal de origem andina com uma composição especial de proteínas que o tornam o maior aliado na redução do colesterol. Para pessoas com intolerância à lactose, o amaranto é uma importante fonte de cálcio, além de possuir fibras e outros minerais como magnésio, ferro, zinco e cobre.

A farinha de amaranto pode ser adicionada em receitas doces e salgadas, sem alterar significativamente o sabor das massas.  Já os flocos podem ser adicionados diretamente em vitaminas, mingaus, shakes, granolas, iogurtes, salpicado sobre a salada de frutas ou sorvete e também em preparações salgadas como sopas, peixes e farofas.

Chia – Deliciosa Textura e Sensação de Saciedade

A chia é uma semente consumida há gerações pelos povos nativos do México. Sua grande quantidade de minerais, fibras e vitaminas faz com que ela se torne uma riquíssima combinação de nutrientes. Conhecida como uma das maiores fontes vegetais de ômega 3, a chia auxilia na redução do colesterol, controle da glicemia e no combate ao envelhecimento precoce.

A farinha ou grãos de chia podem ser adicionados a iogurtes, vitaminas, tortas, sucos, entre outras preparações. Ao ingerir uma quantidade de chia, ela se expandirá formando um gel no organismo, capaz de provocar sensação de saciedade.

Linhaça – Proteção da saúde cardiovascular e cerebral

Encontrada na forma de sementes, farinha ou em óleo, a linhaça é rica em ômega 3 e 6, fibras, proteínas e vitaminas. O consumo diário deste grão ajuda a reduzir o colesterol ruim, a prevenir doenças do coração, ameniza os sintomas da TPM e da menopausa, ajuda a emagrecer, melhora a circulação do sangue e auxilia no bom funcionamento dos rins, intestino e do sistema imunológico.

Quinoa –  Saúde em todas as fases da vida

Em relação aos outros tipos de cereais, a quinoa é considerada a mais rica fonte de proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, formando uma completa fonte nutritiva, com propriedades que se assemelham ao leite materno.

Comer este grão auxilia no desenvolvimento da inteligência e da memória e no bom funcionamento do sistema nervoso. Além disso, suas fibras dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento.

Existem três cores de quinoa: branca, vermelha e negra. Suas propriedades e benefícios, porém, são praticamente os mesmos. Este cereal é encontrado na forma de grãos, flocos e farinha e pode ser adicionado a diversas receitas. Para consumir o grão é necessário um prévio cozimento.


Compartilhe este post

Comer quinoa faz bem para a saúde

24 de março de 2016

A quinoa desembarcou no Brasil e tem conquistado uma legião cada vez maior de adeptos da vida saudável. Considerada um superalimento pela Organização Mundial da Saúde, a quinoa é a mais rica fonte de proteínas, vitaminas, minerais e aminoácidos, nutrientes essenciais em todas as fases da vida.

Facilmente encontrada em supermercados e empórios de produtos naturais, a quinoa é vendida na forma de grãos, flocos e farinha, que possibilita utilizá-la em receitas de pães, doces, biscoitos, risotos, tortas e saladas.

Em relação aos outros tipos de cereais, a quinoa é considerada a mais rica fonte de proteínas, vitaminas e minerais, formando uma completa fonte nutritiva, com propriedades que se assemelham somente ao leite materno.

Entre todos os aminoácidos que possui, o destaque está na lisina, substância relacionada ao desenvolvimento da inteligência, memória e aprendizagem.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa também são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento.

Ela é rica ainda em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização, e em cálcio, ajudando no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão.

Saúde em branco, vermelho e preto

Existem três cores de quinoa disponíveis no mercado: a branca (mais conhecida), a vermelha e a negra. Suas propriedades e benefícios, porém, são praticamente os mesmos. A quinoa branca tem sabor um pouco mais suave. Já a quinoa preta tem um gosto levemente terroso e se destaca pela presença de lítio que ajuda a regular o estresse e minimizar a depressão. Os três tipos são ideais para pessoas com doença celíaca, porque não contêm glúten.

“O consumo da quinoa em grão exige um prévio cozimento”, explica Flávia Passos, engenheira de alimentos da Vitalin, empresa catarinense, referência em alimentos saudáveis sem glúten. “Para cada xícara de quinoa, utilize duas xícaras de água, tempere à gosto e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos ou até que fique macia. A quinoa substituiu o arroz nas refeições e nos pratos em que este é utilizado como ingrediente”, orienta.


Compartilhe este post

Beliscar fora de hora e sem peso na consciência

14 de março de 2016

Comer bem nem sempre é fácil para quem tem uma rotina agitada. Para muitas pessoas, tomar aquele café da manhã reforçado e fazer uma boa pausa para um almoço nem sempre é possível na correria do dia a dia. Por isso, eis que, entre uma tarefa e outra, vem aquela vontade irresistível de beliscar um lanchinho para repor as energias e matar a fome.

Segundo o nutricionista Marco Aurélio Millnitz, comer entre as principais refeições não faz mal à saúde, mas é preciso ficar atento ao tipo de alimento que será consumido e quantidade. Além das frutas e das tradicionais barrinhas de cereal, existem outros alimentos práticos e saudáveis que podem ser ingeridos sem peso na consciência.

Os cookies integrais são uma ótima opção pois possuem gorduras de boa qualidade como as encontradas nas castanhas, chia e linhaça. São ótimas fontes de fibras, ativam o metabolismo e promovem a sensação de saciedade”, explica. Existem várias opções e sabores disponíveis no mercado. Vendidos em pequenas porções, podem ser facilmente carregados na bolsa e consumidos a qualquer hora do dia ou mesmo antes do exercício físico.

A Vitalin tem uma linha completa de cookies sem glúten em diversos sabores e enriquecidos com chia, linhaça, quinoa, amaranto e frutas. Segundo a engenheira de alimentos da Vitalin, Flavia Passos, os cookies são desenvolvidos pensando nas propriedades nutricionais que cada ingrediente tem a oferecer, além da combinação de sabor que agrade o consumidor.

Escolha seu sabor favorito:

Cookie de Quinoa com Chocolate Branco
A quinoa está presente no cardápio de quem opta por um estilo de vida saudável. Todas as pessoas podem tirar proveito dessa excelente fonte de proteína vegetal, fibras, cálcio e ferro. A combinação com chocolate branco dá ao cookie um sabor simplesmente irresistível com todas as propriedades deste fantástico cereal.

Cookies de Chia com Maçã e Canela
A união do delicioso sabor da maçã e da canela com todos os benefícios da chia: um grão com grande quantidade de minerais, fibras e vitaminas. Também conhecida como uma das maiores fontes vegetais de ômega 3, um ácido graxo essencial que nosso corpo não tem a capacidade de produzir.

Cookies de Vitamina de Frutas com Amaranto
Cookies de Amaranto com Cacau

Os cookies de Vitamina de Frutas com Amaranto são deliciosos e muito nutritivos. Uma combinação do sabor das frutas com os benefícios do amaranto: um grão que possui proteínas, cálcio, fósforo, selênio (nutriente com excelente ação antioxidante) e todos os aminoácidos essenciais ao organismo. O amaranto também é um ótimo aliado na busca da redução de gordura corporal, pois é rico em fibras solúveis, que aumentam a saciedade.

Experimente também a versão Amaranto com Cacau.

Cookies de Linhaça Dourada com Coco ou
Cookies de Linhaça Dourada com Castanhas

A linhaça é um dos alimentos mais completos para as pessoas que buscam uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, funcional. Rica em ômega 3 e 6, fibras, proteínas e vitaminas, a linhaça ajuda a reduzir o colesterol ruim, a prevenir doenças do coração e auxilia no bom funcionamento dos rins, intestino e do sistema imunológico. Toda a saúde característica dos produtos Vitalin com o sabor delicioso do coco e da castanha do Pará.


Compartilhe este post

Linhaça: alimento completo para manter a saúde em dia

3 de março de 2016

Facilmente encontrada no mercado na forma de sementes, farinha ou em óleo, a linhaça é um dos alimentos mais completos para as pessoas que buscam uma alimentação saudável e, ao mesmo tempo, funcional.

Rica em ômega 3 e 6, fibras, proteínas e vitaminas, o consumo diário* deste grão ajuda a reduzir o colesterol ruim, a prevenir doenças do coração, ajuda a emagrecer, melhora a circulação do sangue e auxilia no bom funcionamento dos rins, intestino e do sistema imunológico.

De origem asiática, o grão ainda traz benefícios adicionais para as mulheres. Sendo uma das fontes vegetais mais ricas em lignanas – um composto quimicamente similar ao estrógeno -, o consumo de linhaça contribui para reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual e do desconforto da menopausa. Isso acontece porque, nesta fase da vida, o estrógeno tem sua produção diminuída e a lignana serve como uma espécie de substituto.

Versatilidade na cozinha

Repleta de benefícios, a linhaça também é bem versátil quando o assunto é cozinha. A farinha pode ser utilizada no preparo de diversas receitas como bolos, tortas, recheios e farofas. “Devido ao alto teor de ômega 3 e 6, a farinha precisa de um cuidado maior com relação a conservação para evitar a oxidação do produto, para isso é importante ter cuidado com a exposição à luz e ao oxigênio. Com relação ao quesito sabor, este é mais acentuado na farinha do que na semente, porém ambas podem ser utilizadas no preparo de receitas ou consumidas com frutas, iogurtes, cereais matinais, batidas com vitaminas e sucos”, explica a engenheira de alimentos da Vitalin, Flávia Passos.

Para ajudar a incluir essa maravilha no seu cardápio, a Vitalin selecionou algumas receitas com linhaça:

Souflé de Cenoura
Bolachas de Polvilho
Hamburguer Recheado Grelhado

* Consulte um profissional antes de incluir a linhaça na sua dieta.


Compartilhe este post